As mãos dos profissionais que atuam em serviços de saúde podem ser higienizadas com água e sabonete líquido ou com uma preparação alcoólica a 70%.
Os profissionais de saúde, pacientes e visitantes devem ser devidamente instruídos quanto à importância da higiene das mãos e monitorados quanto a implementação da determinação.
A higiene das mãos com água e sabonete líquido é essencial quando as mãos estão visivelmente sujas ou contaminadas com sangue ou outros fluidos corporais e deve ser realizada:
– Antes e após o contato direto com pacientes com infecção suspeita ou confirmada pelo novo coronavírus, seus pertences e ambiente próximo, bem como na entrada e na saída de áreas com pacientes infectados.
– Imediatamente após retirar as luvas.
– Imediatamente após contato com sangue, fluidos corpóreos, secreções, excreções ou objetos contaminados.
– Entre procedimentos em um mesmo paciente, para prevenir a transmissão cruzada entre diferentes sítios corporais.
– Em qualquer outra situação onde seja indicada a higiene das mãos para evitar a transmissão do novo coronavírus para outros pacientes ou ambiente.
Como lavar as mãos corretamente:
– Retirar acessórios (anéis, pulseiras, relógio), uma vez que sob estes objetos acumulam-se microrganismos não removidos com a lavagem das mãos.
– Abrir a torneira e molhar as mãos, evitando encostar-se na pia.
– Aplicar na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir todas as superfícies das mãos (seguir a quantidade recomendada pelo fabricante).
– Ensaboar as palmas das mãos, friccionando-as entre si.
– Esfregar a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda entrelaçando os dedos e vice-versa.
– Entrelaçar os dedos e friccionar os espaços interdigitais.
– Esfregar o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem e vice-versa.
– Esfregar o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda, utilizando- se movimento circular e vice-versa.
– Friccionar as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha, fazendo movimento circular e vice-versa.
– Enxaguar as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evitar contato direto das mãos ensaboadas com a torneira.
– Secar as mãos com papel toalha descartável. No caso de torneiras com contato manual para fechamento, sempre utilize papel toalha.
O procedimento correto pode demorar de 40 segundos a 1 minuto.