O número de partículas infecciosas necessárias para causar uma infecção é frequentemente incerto ou desconhecido para patógenos respiratórios. Além disso, muitas vezes há incerteza sobre a influência de fatores como a duração da exposição e a natureza dos sintomas clínicos na probabilidade de transmissão da infecção de pessoa para pessoa.
Assim, quando as máscaras faciais forem usadas pelo profissional de saúde em uma área de atendimento ao paciente, oferecer máscaras cirúrgicas para os pacientes sintomáticos e a manter distância do paciente, quando possível (mais de 1 metro) também são particularmente importantes para reduzir o risco de transmissão.
O material
A máscara cirurgica deve ser constituida em material Tecido-Não-Tecido (TNT) para uso odonto-médico-hospitalar, possuir no mínimo uma camada interna e uma camada externa e obrigatoriamente um elemento filtrante.
A camada externa e o elemento filtrante devem ser resistentes à penetração de fluidos transportados pelo ar (repelência a fluidos). Além disso, deve ser constituída de forma a cobrir adequadamente a área do nariz e da boca do usuário e possuir um clipe nasal para o ajuste adequado do contorno do nariz e das bochechas.
E o elemento filtrante deve possuir eficiência de filtragem de partículas (EFP) > 98% e eficiência de filtragem bacteriológica (BFE) > 95%.
Os seguintes cuidados devem ser seguidos quando as máscaras cirúrgicas forem utilizadas:
– Coloque a máscara cuidadosamente para cobrir a boca e o nariz e ajuste com segurança para minimizar os espaços entre a face e a máscara;
– Enquanto estiver em uso, evite tocar na parte da frente da máscara; Se porventura tocar essa parte, realizar imediatamente a higiene das mãos.
– Remova a máscara usando a técnica apropriada,ou seja, sempre pelas tiras laterais;
– Após a remoção ou sempre que tocar inadvertidamente em uma máscara usada, é preciso higienizar as mãos;
– Substitua a máscara por uma nova máscara limpa e seca sempre que a antiga estiver suja ou úmida;
– Não reutilize máscaras descartáveis e nunca tente limpar uma máscara cirúrgica já utilizada com nenhum tipo de produto. As máscaras cirúrgicas são descartáveis e não podem ser limpas ou desinfectadas para uso posterior. Além disso, quando úmidas, perdem a sua capacidade de filtração.