Os serviços de saúde devem elaborar, disponibilizar de forma escrita e manter disponíveis, normas e rotinas dos procedimentos envolvidos na assistência aos casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, que estão em atendimento.
O quarto, a enfermaria ou a área isolamento onde os pacientes estão internados devem permanecer com as portas fechadas ter a entrada sinalizada com alerta para as precauções para gotículas/aerossóis e contato.
O objetivo é evitar a entrada/passagem de pacientes e visitantes de outras áreas ou de profissionais que estejam trabalhando em outros locais do serviço de saúde.
O acesso deve ser restrito aos profissionais envolvidos na assistência direta ao paciente.
O quarto também deve estar sinalizado quanto às medidas de precaução a serem adotadas: padrão, gotículas e contato ou aerossóis.
Próximo à entrada do quarto, enfermaria, ou área de isolamento, devem ser disponibilizadas:
– Condições para higiene das mãos: dispensador de preparação alcoólica a 70% e lavatório/pia com dispensador de sabonete líquido, suporte para papel toalha, papel toalha, lixeira com tampa e abertura sem contato manual.
– EPI apropriado.
– Mobiliário para guarda e descarte de EPI.
Essas medidas de prevenção e controle devem ser adotadas durante a assistência a todos os casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus.