Os profissionais da saúde estão na linha de frente quando o assunto é Covid-19. Mas, além de cuidar dos pacientes, precisam se proteger para evitar a infecção. Seja no transporte, na recepção ou no atendimento, as medidas de prevenção e controle de infecção devem ser implementadas pelos profissionais que atuam nos serviços de saúde.
Transporte
Para o atendimento pré-hospitalar móvel de urgência e transporte interinstitucional de casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo coronavírus, as orientações são:
– Melhorar a ventilação do veículo para aumentar a troca de ar durante o transporte (ar condicionado com exaustão, que garanta as trocas de ar ou manter as janelas abertas).
– Toda a equipe envolvida no transporte deve utilizar EPI.
– Toda a equipe deve receber capacitação e demonstrar capacidade para colocação, uso, retirada e descarte correto e seguro dos EPI.
– Sempre notificar previamente o serviço de saúde para onde o paciente será encaminhado.
– Limpar e desinfetar todas as superfícies internas do veículo após a realização do transporte. A desinfecção pode ser feita com álcool a 70%, hipoclorito de sódio ou outro desinfetante indicado para este fim.
– E realizar higiene das mãos com água e sabonete líquido OU prepração alcoólica para as mãos, após a realização da limpeza do veículo e retirada do EPI utilizado.
Atenção: Recomenda-se que as portas e janelas da ambulância sejam mantidas abertas durante a limpeza interna do veículo.