Componentes de uma dieta de recuperação à COVID-19
O que um paciente em tratamento come e bebe tem um papel importante no fortalecimento do seu sistema imunológico e isso, por sua vez, determinará a rapidez da recuperação. Veja a seguir algumas recomendações para uma dieta de pacientes doentes:
- Calorias; o corpo de pacientes contaminados fica sem energia, então alimentos com alto teor calórico irá recompô-la. Sugere-se incluir arroz, batata, pão, macarrão, grãos e cereais, além de evitar alimentos com calorias vazias, como fast-foods e ultraprocessados.
- Proteína; é recomendado ingerir alimentos ricos em proteínas para obter 75-100g desse nutriente todos os dias. Adicionar feijão, lentilha, legumes, laticínios e castanhas sempre que possível.
- Frutas e vegetais; eles frescos são ótimas fontes de fibra, ácido fólico, vitaminas, minerais e antioxidantes. Caprichar na ingestão desses alimentos, pois proporcionará bem-estar ao corpo e ajudará na recuperação.
- Reforçadores imunológicos; frutas, vegetais, ervas e alguns temperos têm imensas qualidades de reforço para a imunidade pois são cheios de fitoquímicos e compostos bioativos. Além disso, pode-se acrescentar ingredientes específicos para auxiliar o sistema imunológico, como açafrão e chá verde.
- Fluidos; as infecções podem desidratar o corpo, por isso é importante reidratá-lo durante a recuperação. É indicado beber de 8 a 10 copos de água todos os dias e incluir caldos e sopas nas refeições.
Lembre-se da alimentação na recuperação da COVID-19
Além de adicionar todos esses alimentos e bebidas essenciais à uma dieta de recuperação da doença, é preciso manter em mente para tornar a alimentação mais eficaz:
- Priorizar produtos frescos como frutas, vegetais e produtos animais ao invés de industrializados.
- Certificar-se de que todas as refeições sejam simples e, se possível, preparadas em casa.
- Manter práticas de higiene na preparação dos alimentos.
- Comer porções grandes pode ser difícil durante as fases iniciais de recuperação, portanto, talvez seja necessário fazer refeições menores e mais frequentes.
- Muitos pacientes com doentes têm dificuldade de engolir durante esse período; para esses casos a sugestão é ingerir alimentos liquidificados e purês de legumes.
- Qualquer alimentação, por melhor que seja, é ineficaz sem repouso e exercícios adequados, então descanse o suficiente e comece com atividades físicas leves para voltar à forma.