Razões para monitoramento regular da pressão arterial em casa
Uma autoavaliação em casa não é apenas para um indivíduo em risco. Essas verificações regulares podem oferecer uma visão completa sobre a saúde até mesmo do indivíduo aparentemente saudável e apresentar uma variedade de benefícios, incluindo:
1. Diagnosticar a hipertensão
O monitoramento doméstico regular é eficaz para ajudar a diagnosticar hipertensão e controlar sintomas que parecem hipertensão.
Pesquisas envolvendo monitoramento de ambulatório da pressão arterial por 24 horas indicam que a maioria das pessoas tem dois picos na pressão arterial por dia, normalmente entre 6h e 8h e mais tarde entre 17h e 20h. Alguns pacientes com hipertensão inicial podem apresentar pressão arterial mais alta apenas durante um dos períodos de pico. Como esses períodos de pico estão fora do horário normal da maioria das consultas médicas, quem realmente pode ficar sem um diagnóstico preciso é você. O autoteste leituras durante esses períodos de pico para ajudar seu médico a identificar a hipertensão logo no início.
Em alguns casos, os médicos irão indicar tratamento ou medicação prescrita se estiver apresentando sintomas comuns de hipertensão, como dor de cabeça e/ou tontura; no entanto, um verdadeiro diagnóstico só pode ser feito com as informações adequadas, a fim de descartar outras coisas que possam estar causando o aumento da pressão, incluindo tensão no trabalho, alterações de humor e até emergências pessoais.
2. Identificar “hipertensão do avental branco”
Alguns indivíduos apresentam pressão arterial elevada quando estão em um ambiente médico devido ao estresse de estar no consultório ou em um hospital.
Novamente, o autoteste é uma forma eficaz de descartar hipertensão que pode, na verdade, estar associada a essa situação, conhecida como “hipertensão do avental branco”. Esse tipo é responsável por até 20% do total de pacientes diagnosticados a enfermidade; no entanto, o teste em casa ajuda a identificar a elevação situacional, por ser feita fora desse local estressante.
O monitoramento regular fornece leituras reais de sua pressão arterial para criar uma linha de base para comparação.
3. Monitorar os resultados do tratamento
Cada pessoa pode apresentar sintomas distintos de hipertensão. O monitoramento regular em casa pode criar uma linha de base para seus sintomas e fornecer informações valiosas sobre os resultados do tratamento. Essa prática também ajudará o médico a ajustar com eficácia o medicamento e a dosagem, conforme necessário, auxiliando o médico a desenvolver um programa de tratamento adequado, bem como corrigir e reajustar tratamentos já em andamento.
4. Observar complicações e administrar tratamento de emergência
O monitoramento da pressão arterial residencial também pode ajudar na detecção de complicações e na aplicação de tratamento de emergência, caso necessário. Indivíduos com hipertensão podem apresentar complicações diferentes, incluindo diabetes, doença cardíaca, hiperlipidemia, doença renal, hipertireoidismo etc. Cada uma dessas comorbidades tem um índice de pressão arterial aceitável e o monitoramento constante proporciona grandes benefícios.