As notícias nos últimos tempos não têm sido animadoras. A pandemia tem causado situações que não imaginávamos enquanto sociedade. Quem diria que nós deixaríamos de abraçar nossas avós, de nos reunir com amigos e com as pessoas que amamos? Nesse período de distanciamento social, os animais de estimação estão sempre dispostos a nos oferecer companhia e afeto. Para muitos, ter um pet é uma forma de terapia.
Desde o início da pandemia, em 2020, os casos de pessoas infectadas pelo Covid-19 seguem aumentando, e o número expressivo de pessoas internadas em UTIs causou o desabastecimento de medicamentos do chamado kit intubação. Agora, os reflexos da pandemia estão atingindo também a vida dos animais de estimação.
CAOS NA MEDICINA VETERINÁRIA
Medicamentos como Propofol, Midazolam, Fentanil, Morfina, Cetamina, Atracúrio, Rocurônio e Succinilcolina não são utilizados apenas na internação de pacientes humanos, mas também na saúde veterinária.
Recentemente, assistimos hospitais de algumas cidades solicitarem medicamentos do kit intubação às clinicas veterinárias, tamanho o déficit de abastecimento que ocorre no país. Procedimentos cirúrgicos e de intubação de animais estão sendo adiados pelos hospitais veterinários, até a normalização dos estoques.

No entanto, esse atraso nos procedimentos veterinários representa uma ameaça à saúde dos animais que estão na fila cirúrgica. As operações emergenciais são as únicas realizadas atualmente.
Conversamos sobre a demanda de insumos no país com Jabez Medeiros, Executivo do setor de importação de medicamentos, que afirma: “Assim como os hospitais já estão fazendo pedidos de importação de medicamentos, tenho recebido muitas encomendas de redes veterinárias que não conseguem obter os insumos no mercado nacional. ”
Em razão da escassez de fármacos no país, os processos de importação foram simplificados, tornando os medicamentos mais acessíveis aos hospitais e clínicas veterinárias. “Estamos fazendo um esforço extraordinário para disponibilizar os insumos para o público brasileiro. Enquanto isso, precisamos manter os cuidados básicos como o distanciamento social e o uso de máscara e álcool gel”, finaliza Medeiros.
Entrevistado: Jabez Medeiros – Executivo do setor de importação de medicamentos.
Contato: 0800 002 3000 | (11) 4858 0348 | (14) 9 9880-3133.
Email: comercial@jamedeiros.com