A crise de abastecimento de medicamentos hospitalares, a qual ocorre em diversas cidades brasileiras devido ao avanço da pandemia pelo novo coronavírus, está afetando também as clínicas veterinárias. Em sua maioria, os medicamentos utilizados para sedar e intubar pacientes com covid-19, são os mesmos aplicados em animais, o que torna ainda mais difícil para a indústria nacional atender a alta demanda de pedidos.
O executivo de negócios do setor de importação de medicamentos, Jabez Medeiros, conta que a situação do segmento de saúde animal está em estado crítico, já que muitas clínicas não possuem fácil acesso à importação de insumos.
“Todos os dias recebo notícias de cirurgias que são adiadas por conta da escassez de fármacos para a realização dos procedimentos. As clínicas veterinárias estão ficando sem condições operacionais, não há mais medicamentos disponíveis no mercado brasileiro. ”
IMPORTAÇÃO DE MEDICAMENTOS
Diante do inóspito cenário na área da saúde, somado à lenta produção nacional, a qual não consegue entregar volumes suficientes de medicamentos, muitas clínicas veterinárias se abriram ao mercado internacional para garantir os insumos. “Temos recebido uma avalanche de pedidos de medicamentos nos últimos meses. Sabemos que o mercado interno está saturado, e o processo de importação é a única saída a curto prazo”, explica Medeiros.

Nos últimos meses, entidades governamentais e civis se uniram para simplificar o processo de importação e torná-lo mais acessível, o que fez as empresas importadoras entrarem no foco de atenção da sociedade.
Questionado sobre a capacidade das importadoras em atender a demanda dos pedidos de clientes brasileiros, Medeiros afirma: “Assumimos o compromisso de fornecer esses medicamentos e insumos hospitalares ao mercado brasileiro, e estamos conseguindo disponibilizar o acesso aos medicamentos importados a todos os nossos clientes, felizmente. ”
Atualmente, gestores de estoque em todo o país se articulam na corrida pelos medicamentos em falta, e o racionamento de insumos e medicamentos veterinários permanecerá até que a crise de abastecimento esteja sob controle.
Entrevistado: Jabez Medeiros – Executivo do setor de importação de medicamentos.
Contato: 0800 002 3000 | (11) 4858 0348 | (14) 9 9880-3133.
Email: comercial@jamedeiros.com